O trabalho “Computation of reduced order models for RLC networks having a large number of resonant peaks”, que tem entre seus autores os pesquisadores Sergio Luis Varricchio (Departamento de Redes Elétricas) e Nelson Martins (Diretoria Geral) do Cepel, foi apresentado no workshop “Future developments in model order reduction”, realizado na ilha de Terschelling, na Holanda, entre 21 e 25 de setembro.
O trabalho permite agilizar estudos de distorção harmônica e transitórios eletromagnéticos, aplicações importantes na análise do desempenho de sistemas de potência. O estudo foi apresentado pelo professor Francisco Damasceno Freitas, do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília, também coautor do trabalho ao lado de Joost Rommes, da NXP Semiconductors, e Franklin C. Véliz, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Os pesquisadores Nelson Martins e Francisco Damasceno Freitas foram os representantes brasileiros no workshop, cujo objetivo foi apresentar e discutir os últimos desenvolvimentos em redução de ordem de modelo. O encontro também buscou apontar novas linhas de investigação nessa área de grande interesse atual, visto o aumento das dimensões dos modelos computacionais empregados no estudo de sistemas dinâmicos complexos.
Cerca de 60 pessoas participaram do evento, que reuniu pesquisadores da indústria e da academia e alunos de pós-graduação das mais diversas nacionalidades. A maior parte dos participantes era especializada nas áreas de matemática, sistemas e controle, ciências da engenharia e sistemas elétricos de potência, entre muitas outras aplicações.