Pesquisador do Cepel recebe título de sócio honorário do Cigre-Brasil

P

No dia 14 de dezembro, o pesquisador Nelson Martins, assistente da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D+I) do Cepel, recebeu o título de sócio honorário do Cigre- Brasil. A homenagem foi realizada em jantar de confraternização do Comitê, no restaurante Pérgula do Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.

A cerimônia contou com a presença de toda a Diretoria do Cigre-Brasil e dos membros de seu Conselho de Administração. Também estiveram presentes o diretor-geral do Cepel e atual presidente do conselho técnico do Cigré Internacional, Marcio Szechtman, e o ex-diretor-geral do Centro, Albert Melo, membro do Conselho de Administração do Cigre-Brasil. Outro ilustre engenheiro, o professor José Antonio Martini Colombo, professor emérito da Universidade de São Paulo (USP), ex-presidente da Companhia Energética de São Paulo (CESP) e da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (ISA-CTEEP), também recebeu o título.

O presidente do Cigre-Brasil, Josias de Araújo, ex-presidente da Eletronorte, ex-secretário de Energia do Ministério de Minas e Energia (MME) e ex-diretor de Eletrobras,  fez um  pronunciamento, homenageando os dois novos sócios honorários, com ênfase nos aspectos singulares de suas realizações e no tempo dedicado à Engenharia e à pesquisa em suas carreiras profissionais.

Emocionado, Nelson Martins externou seus agradecimentos à Direção do Cigre-Brasil e à do Cepel  (atual e anteriores) pela confiança e apoio continuados. Agradeceu também aos demais colegas do Comitê, pelo aprendizado acumulado em 39 anos de atuação, onde já participou da Diretoria, do Conselho de Administração, de Comitês de Estudo (CE C2 – Operação e Controle de Sistemas; CE C4 – Desempenho de Sistemas Elétricos; e do antigo CE-38), de diversos grupos de trabalho, forças-tarefa nacionais e internacionais, de inúmeras conferências, cursos e workshops, e foi coordenador técnico de  inúmeros simpósios e congressos. “Além dos ganhos técnicos, conheci líderes de diversas áreas, tendo feito sólidas amizades. Isto me permitiu melhorar meu desempenho técnico e administrativo no Cepel  e também abrir oportunidades para outros colegas brasileiros e estrangeiros”, comenta o pesquisador.

Engenheiro eletricista formado pela Universidade de Brasília (UnB), Nelson obteve o título de Doutor em Engenharia de Sistemas de Energia Elétrica pela Universidade de Manchester, na Inglaterra, em 1978. De volta ao Brasil, iniciou sua carreira naquele ano no Cepel, onde trabalha desde então.  Entre 2001 e 2003, foi diretor Técnico do Centro, e de 2004 a 2016, assistente da Diretoria Geral.

Com relevante atuação na área de análise de dinâmica e controle de sistemas de potência, Nelson trabalhou em inúmeros projetos de pesquisa do Cepel, muitos deles em sintonia com os trabalhos desenvolvidos no Cigre e no Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE). Constantemente convidado a participar como conferencista ou mediador de eventos nacionais e internacionais, o pesquisador editou três livros e é autor de mais de 200 artigos técnicos, vários deles divulgados em conceituadas publicações internacionais.

Fonte: Cepel