Pesquisador do Cepel recebe Diploma de Amigo do IME

P

No último dia 08, o pesquisador Nelson Martins, assistente da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Cepel, participou da banca examinadora da tese de doutorado do Coronel Marcelo de Araújo Oliveira, intitulada “Identificação e redução de ordem de modelos de sistemas lineares por expansão modal otimizada”. A tese, aprovada por unanimidade, apresenta novos métodos para redução de ordem de modelos e também para identificação de sistemas dinâmicos a partir de sua resposta em frequência.

Além de Nelson Martins, integraram a banca os professores orientadores Coronel Paulo César Pellanda e Coronel Roberto Ades, ambos do Instituto Militar de Engenharia (IME), o professor Marco Antonio Grivet Mattoso Maia, do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) da PUC-Rio e o professor Antônio Carlos Siqueira de Lima, do DEE da UFRJ.

Na oportunidade, o Cel. Professor Pellanda conferiu o Diploma Amigo do IME a Nelson Martins em “reconhecimento à sua espontânea e inestimável atuação no sentido de colaborar nas ações institucionais e de promover a imagem do IME”. Na entrega do documento, o Cel. proferiu as seguintes palavras:“Antes de assumir a Presidência da Banca e de abrir a seção pública de defesa da tese de doutorado do Coronel Oliveira, aproveito a oportunidade e a presença do Dr. Nelson Martins, do Cepel, que compõe a banca de avaliação da tese, para, em nome do General Hildo Vieira Prado Filho, comandante do IME, render-lhe homenagem e entregar-lhe o Diploma de Amigo do IME […]”.

O Cel. prosseguiu: “Dr. Nelson Martins é merecedor desta homenagem por sua contínua e inestimável colaboração com o IME, iniciada há mais de 26 anos. Nesse período, suas contribuições ao IME se deram tanto na formação de recursos humanos especializados, como na produção e disseminação de conhecimentos científicos e na participação em projetos de P&D. Foram co-orientadas por ele sete dissertações de mestrado e uma tese de doutorado, cujos diplomados, hoje, atuam tanto na academia, como em áreas diversas de P&D, nos setores de Engenharia Elétrica, de Defesa e de Petróleo. Dr. Nelson participou, no IME, de inúmeras bancas de avaliação de dissertações de mestrado e teses de doutorado”.

Inovadora metodologia de ensaio

Em referência ao trabalho de pesquisa executado por Nelson Martins, o Cel. Pellanda considerou: “Suas pesquisas, em colaboração com nosso instituto, geraram 25 publicações científicas em periódicos e congressos nacionais e internacionais”. Em seguida, mencionou um trabalho em especial: “Particularmente, no período de 2008 a 2011, uma importante pesquisa na área de avaliação do desempenho de sinais estabilizadores em usinas de grande porte foi realizada no contexto de um Protocolo de Intenções estabelecido entre o Comando do Exército/Departamento de Ciência e Tecnologia e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu. O Dr. Nelson participou intensamente desse projeto de P&D, que incluiu a realização de três ensaios de campo em duas unidades geradoras, cada uma delas tendo 700MW de capacidade, da Usina de Itaipu”.

Retomando, destacou: “A grande expertise do Dr. Nelson nessa área, reconhecida internacionalmente, bem como a participação do Cepel, centro de pesquisas ao qual serve desde o final da década de 1970, por meio da licença de uso dos seus software de modelagem e análise dinâmica de sistemas elétricos a pequenas perturbações, foram de suma importância para o sucesso do projeto, que gerou uma metodologia, inovadora em nível mundial, de ensaio em usinas de grande porte, contendo múltiplas  unidades geradoras de características idênticas, para avaliação do desempenho dos seus controladores. […] Hoje, orientamos conjuntamente a tese de doutorado do Capitão Engenheiro Militar Thiago Bossa, que iniciou sua carreira de engenheiro como estagiário naquele projeto que envolveu a Usina de Itaipu”.

O Cel. ainda assinalou: “O notável sucesso daquele projeto contribuiu também para que um novo acordo de cooperação tenha sido estabelecido recentemente entre o Exército e Itaipu, o qual trará benefícios ao IME em termos de infraestrutura laboratorial, com investimentos da ordem de R$ 5 milhões, e cria condições para o desenvolvimento científico e de inovações tecnológicas no campo da segurança cibernética de sistemas elétricos de potência no contexto da Indústria 4.0. Dr. Nelson Martins, a perspectiva da sua participação neste novo desafio, bem como a do Cepel, cujo diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Dr. Raul Balbi Sollero, já manifestou interesse, certamente nos traz mais certeza de que os resultados esperados serão alcançados […].”

Ao concluir sua fala, o Cel. Pellanda ressaltou: “Por essas valorosas realizações, senhoras e senhores, o Dr. Nelson é homenageado pelo nosso Instituto. […] Sinto-me muito honrado em entregar-lhe, em nome do nosso comandante, este diploma que marca nosso apreço, gratidão e reconhecimento por sua contribuição ao IME”.