Pesquisador do Cepel é premiado em cerimônia anual da PES/IEEE

P

O pesquisador Nelson Martins, assistente do diretor-geral do Cepel, Albert Melo, acaba de receber mais um prêmio da Sociedade de Potência e Energia (Power and Energy Society – PES) do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (Institute of Electrical and Electronics Engineers – IEEE). Desta vez, pela relevância do trabalho realizado na força-tarefa de Sistemas Teste para Análise e Controle da Estabilidade a Pequenas Perturbações, cujas atividades foram desenvolvidas no âmbito do Comitê de Desempenho Dinâmico de Sistemas de Potência (PSDPC) da PES (IEEE PES Task Force on Benchmark Systems for Small-Signal Stability Analysis and Control). Assim como Martins, os demais membros titulares da força-tarefa também foram premiados na reunião anual da Sociedade, realizada em Boston, na semana de 18 de julho.

“O objetivo da força-tarefa foi desenvolver um conjunto de sistemas-teste para uso pela comunidade de dinâmica e controle de sistemas de potência, e comparar métodos de análise e controle da estabilidade a pequenas perturbações, algoritmos computacionais e procedimentos de ajuste de sinais adicionais estabilizadores”, explica Martins. De acordo com o pesquisador, os principais frutos do trabalho foram um Relatório Técnico IEEE (*); website, descrevendo todos os dados dos seis sistemas-teste selecionados, assim como os resultados detalhados das simulações realizadas por diversas ferramentas de simulação dinâmica; além de um artigo publicado na IEEE Transactions on Power Systems.

Martins participou da definição do escopo e objetivos do trabalho, da redação do relatório e artigo, e contribuiu com dois sistemas-testes que, além de sua natureza tutorial para o ajuste de estabilizadores, foram utilizados na validação de diversas ferramentas de simulação dinâmica de uso corrente.

O trabalho da força-tarefa foi coordenado pelo professor Rodrigo A. Ramos, do Departamento de Engenharia Elétrica da USP – São Carlos, editor do relatório e líder da equipe que executou grande parte das simulações utilizando ferramentas computacionais desenvolvidas pelo Cepel, como ANAREDE (Análise de Redes Elétricas), ANATEM (Análise de Transitórios Eletromecânicos) e PacDyn (Análise e Controle de Oscilações Eletromecânicas em Sistemas de Potência).

Em 2015, o pesquisador Nelson Martins já havia recebido o prêmio Prabha Kundur Power System Dynamics and Control, concedido pela PES.