Pelas diversas contribuições para a UFMA, Nelson Martins recebe título “Doutor Honoris Causa”

P

SÃO LUÍS – “Mesmo não sendo professor, nosso homenageado tem orientado e coorientado trinta alunos entre mestrado e doutorado. Tem publicado mais de 60 artigos nas revistas científicas de maior fator de impacto na área de engenharia de sistema elétricos de potência, além de mais de 120 trabalhos completos em congressos e eventos nacionais e internacionais”, afirmou o professor Leonardo Paucar, diretor do Departamento de Pós-Graduação e docente do departamento de Energia Elétrica, durante seu discurso na solenidade de entrega do título “Doutor Honoris Causa” ao pesquisador Nelson Martins, assistente da Diretoria-Geral do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), na quinta-feira, 24.

Nelson, idealizador do software PacDyn, tem contribuído no campo da Engenharia Elétrica, uma área com bastante repercussão no Brasil e no mundo. Ele mantém seu trabalho sempre ativo na UFMA, contribuindo seja como membro de banca de defesa de dissertação de mestrado, seja coorientando doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), seja ministrando palestras ou auxiliando a comunidade acadêmica do departamento de Engenharia Elétrica quanto ao uso do PacDyn.

“O pesquisador Nelson Martins tem grande importância no cenário nacional e internacional da pesquisa em Engenharia Elétrica. Suas contribuições são de extrema relevância. O Conselho da UFMA tem grande honra, em não só homenageá-lo, mas em ter uma relação bem próxima com o pesquisador”, afirmou a reitora Nair Portela.

Ela lembrou que o professor possui uma enorme atuação na instituição. “Ele contribui efetivamente com os programas de pós-graduação da universidade, em especial o de Engenharia Elétrica. No público hoje, estavam vários pesquisadores da UFMA que foram seus orientandos. Na solenidade, o professor se comprometeu a aumentar os laços de contribuição efetivas da universidade com a Cepel e a Associação Nacional de Engenharia”.

A reitora enfatiza que a parceria da universidade com o pesquisador Nelson Martins, de atuação nacional e internacional, garante a universidade um salto de qualidade tanto no quesito pesquisa, quanto ensino e extensão.

“É uma sensação de grande alegria e de reconhecimento. É a primeira vez que recebo honraria desse tipo. Alinhado a essa alegria e emoção, espero continuar comprometido na colaboração do conhecimento científico, seja no Centro de Pesquisas de Engenharia Elétrica, na Academia Nacional de Engenharia, e é claro na Universidade”, confessou o homenageado.

Perfil do Homenageado

Nelson Martins é Engenheiro eletricista pela Universidade de Brasília (UnB), mestre e doutor pela University of Manchester Institute of Science and Technology (UMIST/UK), especialista em dinâmica e controle de sistemas de potência de grande porte. Em 2015, foi eleito membro estrangeiro da Academia Nacional de Engenharia dos EUA e recebeu prêmio Prabha Kundur Power System Dynamics and Control, concedido pela Sociedade de Potência e Energia, do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE PES). Atualmente, é assistente da Diretoria-Geral do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), instituição onde está há mais de 30 anos, já tendo sido chefe de projeto, de departamento e diretor técnico e de instalações.

O acadêmico atua nas áreas de estabilidade de sistemas de potência; análise modal; métodos computacionais para cálculo de autovalores de sistemas dinâmicos de grande porte; projeto de controladores; fluxo de potência em redes elétricas incorporando controles; controle de equipamentos FACTS e de elos de corrente contínua em alta tensão; análise de distorções harmônicas; equivalentes de rede para transitórios eletromagnéticos; análise de blecautes e da recomposição de sistemas após blecautes.

Eleito IEEE Fellow em 1998, recebeu o “CIGRE Technical Committee Award” em 2007 e foi admitido na Ordem Nacional do Mérito Científico (categoria Comendador) do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em 2009. Publicou dezenas de artigos, como autor e coautor, nas revistas científicas IEEE TPWRS; IEEE TPWRD; IET GTD; SIAM SISC; Linear Algebra and its Applications, orientou trinta alunos de mestrado ou doutorado e ministrou cursos rápidos sobre dinâmica e controle em 19 países.

Honoris Causa

O título “Doutor Honoris Causa”, em geral, é dado pelas universidades a personalidades que, mesmo sem títulos de formação no ensino superior, contribuíram com grande impacto à ciência, às artes, à literatura, ou então para aqueles que fazem ou fizeram a diferença no mundo, promovendo a paz. Quando uma universidade outorga a um indivíduo o título de “Doutor Honoris Causa”, o homenageado passa a fazer parte do quadro de doutores da universidade.

 

HONORIS CAUSA NELSON MARTINS