Experiência do Cepel em Análise de Falhas é detalhada em novo livro

E

O livro “Análise de Falhas em Materiais Utilizados no Setor Elétrico: Seleção de Casos”, organizado pelo ex-colaborador do Cepel Eduardo T. Serra, foi lançado, no dia 17 de agosto, pela Editora Interciência. A obra conta com a participação de 25 coautores(as), 20 destes(as) empregados(as) ou ex-empregados(as) do Centro.

O livro corresponde a uma coletânea de textos referentes a casos de falhas em materiais ocorridos em equipamentos e estruturas empregados no setor elétrico. Estes casos são representativos das inúmeras análises conduzidas pelo Cepel ao longo das últimas quatro décadas.

“O objetivo da obra é proporcionar aos leitores uma visão sobre a metodologia utilizada para identificação das causas prováveis das falhas. Nos 35 textos que compõem a coletânea, procura-se evidenciar a necessidade de um rigor metodológico na condução das análises, conferindo a elas um aspecto didático para abordagem futura de casos similares”, explica Serra, acrescentando que, embora o público-alvo sejam os profissionais do setor elétrico, ele pode ser utilizado como leitura suplementar em cursos de análise de falhas, ensaios, caracterização e seleção de materiais.

O diretor-geral do Cepel, Albert Melo, ao receber um exemplar do livro, declarou: “O trabalho competente e dedicado da equipe do Cepel, na área de engenharia de materiais, contribuiu significativamente para a melhoria do desempenho dos equipamentos de G, T & D, refletindo-se na maior confiabilidade e segurança do sistema elétrico brasileiro.”

De acordo com Nelson Martins, assistente da Diretoria-Geral do Centro, a coletânea cumpre o papel de disseminar informações que possibilitam o aprimoramento de projetos de equipamentos e estruturas em áreas em que as falhas, por menores que sejam, podem causar interrupção do fornecimento de energia com prejuízos materiais e financeiros de grande monta, além de potenciais danos ambientais e humanos.

Os relatos dos casos refletem o conhecimento existente na época de sua ocorrência, assim como os recursos laboratoriais e o instrumental disponíveis quando da execução da análise pericial das falhas.

“É pertinente ressaltar que determinadas análises realizadas nas últimas décadas, se conduzidas nos dias de hoje, poderiam ser aprofundadas, haja vista a evolução dos recursos tecnológicos e das técnicas experimentais. Entretanto, considera-se que o maior valor do registro da análise das falhas documentadas nos diversos textos consiste na abordagem dos problemas, na metodologia utilizada e na identificação de suas causas prováveis nas condições específicas de trabalho dos equipamentos ou das instalações”, complementa Serra.

Cada um dos casos apresentados traz não apenas a solução para um fato ocorrido, mas um aprendizado para o futuro com o intuito de introduzir melhorias de projeto ou de operação.

Fonte: Cepel