Professor do Imperial College visita o Cepel

P

O Cepel recebeu, no mês de dezembro, a visita do pesquisador Bikash Pal, professor do Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica do Imperial College, de Londres. Cumprindo uma programação intensa, para palestrantes distinguidos do Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE), ministrou aula e proferiu palestra na sede do Cepel, no dia 16, para pesquisadores do Centro e professores e estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Pesquisador do Power and Control Research Group do Imperial College, Bikash Pal, 41 anos, concluiu seu Doutorado em Engenharia Elétrica no próprio Imperial College, em 1999, e é co-autor dos livros “Robust Control in Power Systems” (2005), com o também professor do Imperial College, Balarko Chaudhuri, e “Flexible AC Transmission Systens: Modeling and Control” (2006), com Xiao-Ping Zhang e Christian Rehtanz.

O tema da aula ministrada no Cepel foi “Linear Matrix Inequality (LMI) approach to damping control design employing FACTS devices”. Já a palestra de Bikash Pal versou sobre o tema “Power Engineering Research at Imperial: a System Approach”. As apresentações foram acompanhadas por pesquisadores do Departamento de Sistemas Elétricos (DSE) e Departamento de Automação de Sistemas (DAS), do Cepel, professores e estudantes do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ).

“Fiquei muito bem impressionado com o programa de pesquisa do Cepel e da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Durante minha permanência, interagi com pesquisadores de alto nível, que estão profundamente engajados em projetos de pesquisa endereçados aos problemas de planejamento e operação do sistema interligado brasileiro, que apresenta uma ampla gama de desafios pelas suas características peculiares e enormes distâncias geográficas”, afirmou Bikash Pal. “A hospitalidade com que fui recebido foi realmente fantástica, assim como me impressionou o entusiasmo e competência dos pesquisadores”, destacou.

O Dr. Bikash Pal chegou ao Brasil, procedente do México, onde visitou a unidade de Guadalajara do Centro de Investigación y Estudios Avanzados del I.P.N. (Cinvestav), no dia 12 de dezembro, onde também ministrou aula. Após sua visita ao Cepel, seguiu para os Estados Unidos, tendo ministrado aula no Georgia Institute of Technology (Georgia Tech), em 19 de dezembro.

De acordo com o pesquisador Nelson Martins, Assistente da Diretoria Geral do Cepel, a visita do professor Bikash Pal terá outros desdobramentos, na forma de trabalhos de pesquisa conjuntos, com benefícios para ambas as instituições.

A visita do pesquisador ao Brasil foi patrocinada pelo IEEE, com apoio do Cepel, o que permitiu estender sua permanência no Rio de Janeiro, para maior interação com pesquisadores do Centro. Essa colaboração Cepel-IEEE tornou-se possível pelo empenho do Capítulo de Potência, da Seção Rio de Janeiro do IEEE – Capítulo presidido pelo pesquisador Sergio Luis Varricchio, do Departamento de Sistemas Elétricos do Cepel – e do Dr. Glauco Nery Taranto, da Coppe/UFRJ, presidente da Seção IEEE do Rio de Janeiro.

Outras informações sobre o professor Bikash Pal podem ser obtidas na página da Web: www.imperial.ac.uk/people/b.pal

Fonte: Cepel